top of page
primeiraimpressaor

Em meio a onde boatos e fake news, prefeituras preparam ações para garantir a integridade dos alunos


Os últimos dias foram de muita preocupação para os pais e responsáveis por crianças e adolescentes em idade escolar, uma vez que inúmeros boatos e fake news foram amplamente divulgadas nas redes sociais, os quais davam conta de que ataques semelhantes ao ocorrido em Blumenau/SC, poderiam acontecer em nossa região e isso deixou em alerta toda a comunidade escolar, bem como as forças de segurança da região.




Outras fake news estão sendo divulgadas avisando sobre uma suposta onda de atentados a escolas no dia 20 de abril, em várias cidades da região. A data marca 24 anos do massacre no colégio Columbine, nos Estados Unidos.

Com a crescente tensão tomando conta de pais e alunos, as prefeituras da região se apressaram para apresentarem planos de ações, tanto para conter e combater as fakes news, mas também para aumentar a sensação de segurança nas escolas.

Em Caieiras, através de uma live e também uma publicação na internet, a prefeitura informou ações que pretende implementar na cidade.

Segundo o comunicado, o prefeito informou que serão instalados botões de pânico em todas as escolas municipais e estaduais: ao ser acionado, informará à Guarda Civil Municipal (GCM), Polícia Militar (PM), Polícia Civil e prefeitura sobre emergências;

Aumento da ronda escolar: a GCM fará visitas internas e externas nas escolas;

Busca de recursos, junto ao Governo do Estado de São Paulo, para contratação de empresa de segurança privada;

Combate às fake news: notícias falsas estão sendo veiculadas e compartilhadas para espalhar o medo na população, estamos atentos e vigilantes no enfrentamento à desinformação.

O prefeito ainda informou que todas as escolas já são monitoradas por câmeras.

Em outro comunicado, a prefeitura justificou a ausência da guarda em algumas unidade de ensino, segundo a publicação, Caieiras possui um total de 10 viaturas e 4 motos, além de 79 GCMs, o que impede, no momento, a cobertura fixa integral das 38 escolas municipais e 14 estaduais, um total de 52 escolas.


7 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page