top of page
primeiraimpressaor

Empreendedoras ditam o mercado empresarial

Em nossa cidade, Caieiras, o número de empreendedoras só aumenta e hoje, já é possível dizer, que as mulheres dormiram o mercado empresarial em nossa cidade


No dia 19 de novembro, é comemorado o Dia do Empreendedorismo Feminino A data foi estabelecida pela ONU Mulheres. O Brasil é o sétimo país com maior número de mulheres empreendedoras. Segundo pesquisa publicada pelo Sebrae, em 2019, realizada com 49 nações, existem mais de 24 milhões de brasileiras que tocam negócios próprios, movimentando a economia e gerando empregos. A mesma pesquisa, feita com base em dados de 2018, revelou que as mulheres empreendedoras estudam 16% a mais do que os homens: enquanto eles dedicam, em média, 8,5 anos à formação, elas investem 9,9 anos de suas vidas. E mesmo assim, elas ganham menos: o rendimento médio mensal das empresárias é 22% menor.

Em nossa cidade, Caieiras, o número de empreendedoras só aumenta e hoje, já é possível dizer, que as mulheres dormiram o mercado empresarial em nossa cidade. Mesmo que o ambiente empreendedor ainda imponha diferentes desafios para as mulheres em relação aos homens, elas estão fazendo a diferença, algumas inclusive, acumulam jornadas duplas e algumas triplas.


O ramo da estética é sem dúvida, um dos campos de atuação, que a força e o poder feminino dominam. O Brasil, inclusive é o 4º maior mercado de beleza do mundo e em Laranjeiras, o estúdio da esteticista, Cris Aguiar é uma das referências em vários tratamentos estéticos, além de oferecer a prática de pilates, que se caracteriza, por uma série de exercícios, que surpreendem pela suavidade, e que não têm alto impacto como outras atividades físicas. Pilates, ainda garante condicionamento físico e pode ser utilizado para a reabilitação física, como alternativa fitness e até mesmo para emagrecimento e definição muscular.



Cris, que atua há 15 anos no ramo e a 5 mantém seu estúdio na cidade, garante que apesar do mercado ser amplamente dominado por mulheres, isso não significa, que os homens não buscam os serviços de estética, muito pelo contrário, cada dia mais homens recorrem aos centros de estética, na busca pela valorização da autoestima e também na busca pela saúde.




Empreendedora nata, Mary Mafra como é conhecida, divide seu dia a dia, entre os três filhos, as tarefas da casa, os cuidados com o marido e suas empresas, entre elas, uma importadora de perfumes e artigos de luxo, entre eles, bolsas, óculos e relógios grifados e mais recentemente, a empreendedora ingressou em um novo ramo de atuação, através da Movibio energia solar. De olho em um dos mercados mais promissores no país, uma vez que está em alta a procura por energias renováveis, além é claro do apelo por sustentabilidade e também pelos aumentos expressivos na conta de energia.



“Com apenas 20 anos, logo após o nascimento da minha primeira filha, decidi deixar meu emprego registrado e me aventurei como emprendedora. Os primeiros anos não foram facéis, comecei com a venda de perfumes importados e agora, estou apostando no mercado de energia solar com a Movibio”. Finalizou Mary.


A maioria destas mulheres empreendedoras iniciaram seus negócios por necessidade e raramente contam com sócios, segundo dados do Sebrae. Além da necessidade, outro fator motivador é o desejo de ser independente além de representar mais uma fonte de renda no lar, apesar que, não raramente, torna-se a principal fonte de renda da casa. Mais do que um dia comemorativo, o Dia do Empreendedorismo Feminino é um verdadeiro movimento para aumentar a participação das mulheres no mercado de trabalho de um modo geral, principalmente em funções de relevância e chefia.


Comments


bottom of page