Empreendedorismo feminino é destaque na cidade, e município o incentiva por meio de cursos e lives, premiações e bolsas para pessoas em situação de vulnerabilidade
Com uma vida cheia de percalços e dificuldades, chegando a se tornar viúva muito jovem com três filhos pequenos, a empresária Vera Helena Moro Cruz conta que seu maior sonho foi criar seus filhos e fazê-los adultos honestos e trabalhadores. E foi um sonho realizado por meio de muito trabalho e empreendedorismo. “Eu me considero uma empreendedora porque realizei meus sonhos e fiz a diferença na sociedade”, conta.
Vera foi proprietária da primeira drogaria do Município e de uma papelaria. Também foi professora, técnica de enfermagem, guia de turismo, uma das fundadoras do Rotary Clube Cajamar e do loteamento “Chácaras Rodeio”
No último mês de novembro, Vera foi homenageada por seu empreendedorismo visionário pela prefeitura de Cajamar, que ainda condecorou outras 4 empreendedoras, como Rosimeire do Nascimento, por seu exemplo de superação.
De família muito simples, Rosimeire, mais conhecida como Rosinha, começou a trabalhar ainda criança, vendendo frutas e legumes na rua. Já adulta, decidiu começar a preparar marmitas, e viu sua clientela crescer até alcançar grandes grupos de empresas. Com o sucesso, mesmo no meio da pandemia, realizou um grande sonho com seu empreendimento, o Rosinha Restaurante e Eventos.
“Comecei a produzir marmitas na casa da minha irmã para vender e depois passei para uma cozinha industrial pequena na casa da minha mãe, até que tive a oportunidade de adquirir o ponto onde estou hoje estabelecida”, conta Rosinha.
Para a empreendedora Débora da Costa Duarte, da Brigadeiros da Dé, a inovação é um dos pontos mais importantes para a conquista e manutenção da clientela. Ela começou vendendo seus brigadeiros enquanto fazia o cursinho popular da FEA-USP, e com o sucesso de seus produtos passou a agregar itens originais aos seus doces, aumentando ainda mais sua clientela. “Após me juntar a uma amiga que vendia balões, para que os brigadeiros personalizados também pudessem ser presenteados junto a esses balões, passei a oferecer uma opção de código no Spotify, para que o presenteado possa escanear o código e ser direcionado a uma música ou playlist personalizada para aquele presente”, explica Débora.
Idealizadora do Lollita Ateliê de Beleza, Lídia Santos do Nascimento tinha há anos o sonho de ter um espaço de beleza. Em 2017, ela e sua mãe, Dona Dinez, começaram a fazer cursos e aperfeiçoamentos para atendimento de noivas. Assim passaram a atender clientes em casa e viram a demanda aumentar. Em 2019, o sonho de alugar uma sala se tornou realidade. Hoje, o espaço conta com profissionais parceiras e se tornou referência em atendimento na cidade.
O Prefeito de Cajamar, Danilo Joan, explica que a prefeitura, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação, incentiva o empreendedorismo na cidade por meio de várias ações, como os cursos oferecidos em parceria entre o SEBRAE e o Programa Municipal de Capacitação Profissional -- PROCAP, para oferecer à população cursos de capacitação gratuitos para todos os munícipes.
“E especialmente para as mulheres empreendedoras, no início de março também oferecemos duas lives em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, com o propósito de promover o empreendedorismo feminino, fortalecendo aspectos comportamentais da mulher, como a inteligência emocional, e trazendo uma discussão sobre os atuais desafios enfrentados pelas mulheres”, conta.
O Secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação de Cajamar, Mário Jorge Junqueira, acrescenta que o município busca sempre promover políticas para atrair, manter e criar empreendimentos a fim de gerar empregos, renda e recursos. “Esse tipo de investimento é essencial para promover a melhoria da qualidade de vida e da autoestima das cidadãs e dos cidadãos cajamarenses”, conclui o Secretário.
Comentarios